A Escola Municipal Santa Marta iniciou suas atividades em 1960, atendendo os alunos de 1ª. a 4ª. Série, com o nome de Escola Municipal Bernardino Saraiva, em um espaço doado e construído pelo Sr. Edgar Ramos Barroso, um lavrador humilde e recém-chegado na região.
Em 1989, na gestão de Josedy de Souza Pinto, sendo o Prefeito Municipal e sendo a Secretária de Educação, Ana Maria Neves, a escola passou a funcionar em uma casa simples, construída por Firmo Vitor dos Santos, também um lavrador humilde que sempre morou na região, através da busca e insistência do filho Maximiano Vitor dos Santos, que ainda tendo filhos necessitando de estudar, sempre interessou pela escola na localidade, por está na parte central da comunidade. Após o iniciar as aulas nesta casa simples, dentro desta mesma gestão foi construído um novo prédio escolar em área doada pelo Sr. Firmo Vitor dos Santos, para proporcionar melhores condições do ensino e aprendizagem.
Em 1998, a Escola Municipal Bernardino Saraiva passou a chamar-se Escola Municipal Santa Marta, foi autorizada pelas portarias nº 929/1995 de 12-08-1995 de 1ª a 4ª série e a portaria nº 317/1998 de 27-05-1998 da 5ª a 8ª série é integrante da rede municipal de ensino e atualmente ministra o Ensino Fundamental completo Situa-se no povoado de Pau D`Óleo, distrito de Santa Isabel de Minas, município de São Francisco, estado Minas Gerais, sendo o prefeito de São Francisco, Oscar Caetano Neto(Kato),“Analice Albernaz Silva”a Secretária Municipal de Educação e Joselice Domingos de Alcântara a primeira diretora. A Escola funciona como órgão municipal, atendendo até a 4ª série, com professores leigos, da comunidade ou município, até 27 de maio de 1995 com o nome Escola Municipal Bernardino Saraiva, quando passou a partir desta data 27-05-1998 a chamar-se Escola Municipal Santa Marta, já ministrando as quatro séries iniciais, com professores habilitados e as quatros séries finais com professores habilitados e autorizados.
A primeira diretora da Escola foi a professora Joselice Domingos de Alcântara, que atuou no período de: 27/05/1998 à 31/12/2000. A segunda diretora foi a Professora Eva Vilma Ferreira de Almeida. O terceiro diretor é o Professor Edmar Ribeiro dos Santos, quarta diretora Rosângela da Silva e atualmente é Valdirene Batista Guedes.
No ano de 2000 com a promoção da ampliação da Escola Municipal Santa Marta, novamente o Sr. Maximiano Vitor dos Santos entra em ação, fazendo a doação de um terreno com uma área maior para Prefeitura Municipal de São Francisco, espaço esses mais adequados ao novo prédio escolar, ficando totalmente adaptável às atividades básicas educativas, melhorando assim, consequentemente, a qualidade do ensino a sua clientela.
Caracterização Institucional
A Escola Municipal Santa Marta situa-se na zona rural a 48Km da sede do município de São Francisco e a 22Km da sede do distrito de Santa Isabel de Minas, funcionando em prédio e terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Francisco através de doação da área (terreno) feito pelo Sr. Maximiano Vitor dos Santos, um trabalhador humilde da região que sempre lutou por melhorias na Comunidade em especial ao se tratar da educação.
Após muitos anos de funcionamento num prédio com estrutura em condições precárias, adaptadas e fora do padrão normal, em 2000 foi a Escola contemplada com uma ampliação notável, podendo agora contar com 08 salas de aulas bem adaptadas, iluminadas e arejadas, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 sala para professores com 01 banheiro, 02 banheiros para alunos, 01 cozinha pequeno com um ampla refeitório para merenda escolar, a biblioteca funciona em salas adaptadas, 01 núcleo de informática funciona também em sala adaptada.
A escola atende no momento aproximadamente 320 alunos, distribuídos em Ensino Fundamental completo, A faixa etária atendida compreende dos 06 anos aos 18 anos de idade.
Em nossa comunidade, há famílias que têm o ótimo costume de procurar a escola para ter ciência da educação de seus filhos e participam da vida escolar deles através de reuniões e há famílias influenciadas pelos problemas sociais como uso de drogas e etc., dentre outras atividades. A Escola em geral é aberta ao diálogo com os pais, que têm direito de criticar, expor ideias e dar sugestões de maneira bem democrática e sempre mantendo o bom relacionamento e o respeito entre as partes.