Além das atividades a serem desenvolvidas nesse período, que ainda continuaremos em casa por conta da COVID-19, seguem outras sugestões de atividades e recursos para contribuir com o desenvolvimento das funções cognitivas, executivas, neuropsicomotoras e habilidades adaptativas dos estudantes, público da Educação Especial. Ressaltamos que embora algumas das sugestões e/ou recursos apresentados possam ter sido originalmente organizados com foco na acessibilidade para um determinado quadro de deficiência, sua funcionalidade é bem mais abrangente, se consideradas todas as especificidades e potencialidades humanas.
Assim, solicitamos aos familiares e/ou responsáveis que acessem, observem e verifiquem todas as opções disponibilizadas, para certificarem-se de qual ou quais atendem melhor às especificidades e interesses do estudante. E ainda que, para a realização das atividades aqui propostas, acompanhem e orientem o estudante.
Comunicação Aumentativa e Alternativa
Acontece quando a pessoa utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala devido a impossibilidade de articular ou produzir sons adequadamente (TETZCHNER E MARTINSEN,1992, P. 22).
Segue abaixo alguns exemplos de cartões que você poderá utilizar com o estudante no seu dia a dia. Para isso os responsáveis poderão providenciar/organizar esses recursos conforme necessidades e possibilidades de cada um.
Objetivo – Tornar o estudante o mais independente e autônomo possível em suas ações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades e possibilidades de interação com o outro seja em casa, na escola e na comunidade em geral.